segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comentário/Reflexão_Identidade Social na Adolescência

Discussão do Processo de Construção da Identidade na Adolescência

Objectivo: Identificar as características e discutir o processo de construção de identidade na adolescência.

Competências: Analisar o processo de construção da identidade durante o período da adolescência


Comentário

Após a primeira actividade em que o trabalho desenvolvido permitiu identificar, discutir e definir algumas das principais características atribuíveis ao estudante digital, através de uma caracterização exaustiva do seu perfil, esta segunda proposta resultou num aprofundar do nosso conhecimento sobre o objecto de estudo, no sentido de identificar as suas características através da análise do processo de construção da identidade durante o período da adolescência e tendo em conta abordagens teóricas e estudos exploratórios sobre os novos espaços de socialização proporcionados pelos meios digitais.
Os recursos de aprendizagem disponibilizados e a posterior discussão que se seguiu permitiram compreender e demonstrar a importância desses novos meios digitais, no caso particular os blogs e páginas pessoais, nos processos de construção da identidade e de socialização naqueles que, no trabalho anterior, aprendemos a designar por Nativos Digitais, em contraponto com os processos tradicionais de construção da personalidade e socialização do mundo off-line.
Compreendemos que, apesar da identidade ser um processo de desenvolvimento pessoal que se inicia no nascimento e termina na velhice, como refere Erikson (1968) nos oito estádios do Ciclo da Vida, é na etapa de desenvolvimento da adolescência que se processa a aquisição/construção de um sentido estável de identidade e direcção baseado em experiências pessoais que envolvem sucesso e satisfação combinadas com aceitação social e reconhecimento. É uma etapa que se centra num conflito entre Identidade vs confusão de Identidade e um passo crucial na transformação do adolescente em jovem adulto psicossocialmente maduro e produtivo.
Partindo da análise e constatação que os pré-adolescentes e adolescentes utilizam cada vez mais ambientes virtuais de interacção e socialização, tais como weblogs, páginas pessoais e outras redes de comunicação, tentamos debater como e de que forma esses ambientes, de carácter flexível e potencialmente anónimo, são utilizados na construção, expressão e exploração das suas identidades em formação e na edificação de comunidades em rede que essas ferramentas potenciam.
Do ponto de vista pessoal, devo referir que gostei bastante do tema abordado. Trabalhando diariamente com adolescentes, posso afirmar que a leitura e análise dos textos sobre o processo de construção da identidade durante o período da adolescência e posterior discussão permitiu-me compreender melhor um conjunto de questões relacionadas com os seus comportamentos e atitudes e a importância dos novos meios digitais no processo de construção da identidade social. Provavelmente todos nós nos esquecemos em grande parte dos acontecimentos que marcaram esta etapa da nossa vida. Este trabalho despertou-me para uma fase da vida já esquecida, mas no qual revi inúmeros aspectos.
Ao nível do trabalho desenvolvido destaco o meu esforço na pesquisa, análise e apresentação de outros recursos educativos que penso terem contribuído para uma melhoria na discussão em fórum.

Pedro Coelho do Amaral

Reflexão

Foi bastante interessante verificar algo sobre o qual nunca havia reflectido, ou seja, a influência da internet e das aplicações/ferramentas digitais associadas e a importância do papel que desempenham na construção da identidade durante a fase da adolescência. Um dos aspectos centrais que retirei da leitura dos recursos e da posterior discussão que se segui foi o facto dos jovens vivenciarem sentimentos de competência quando constroem blogs ou páginas pessoais. Dito de outra forma, a necessidade que os pré-adolescentes e adolescente têm em sentir que conseguiram alcançar ou dominar determinadas aptidões de forma a avançarem no processo de descoberta de quem realmente são, ou seja a formação da identidade. Reflectir sobre como esta nova forma de expressão, através do recurso a meios digitais, permite o domínio de aptidões tecnológicas e sociais contribuindo de forma marcante para o desenvolvimento da sua identidade, funcionando como um fórum de expressão, socialização e em muitos casos de intimidade.
Enquanto adolescente que fui, lembro-me perfeitamente da importância de demonstrar perante os outros as minhas capacidades em domínios como o desporto, a música, o desempenho escolar, ou a capacidade de ter amigos e, já agora, amigas. Apesar de pertencer à geração do Spectrum não me recordo que o domínio da tecnologia assumisse um papel tão importante para a construção da minha identidade. No entanto hoje a realidade é bem diferente. Se os jovens vivem e passam grande parte das suas vidas para lá do ecrãn do computador torna-se natural que esta nova arena assuma uma importância crescente nas suas vidas. Consequentemente, torna-se também importante que o sucesso que obtêm no domínio das tecnologias associadas se assuma um aspecto de afirmação perante os outros.
Outro aspecto interessante que esta actividade permitiu foi percepcionar que perante estes novos meios digitais os jovens têm a possibilidade, de uma forma livre e privada e dominando o seu próprio espaço e tempo, de se expressar publicamente e anonimamente perante uma grande audiência. Neste processo de interacção os jovens preferem expor aspectos interiores das suas identidades, omitindo ou filtrando factores externos como etnicidade, saúde, aparência e outras referências que possam contribuir para quebrar o carácter anónimo das interacções.
As razões porque criam páginas pessoais são diversas e apontam para o facto do carácter anónimo dessas interacções permitir, pela ausência de medo ou vergonha implícita, processos de expansão do seu mundo social ou aprofundar relações existentes e criar um espaço de auto-apresentação das suas emergentes identidades face a outros. Os estudos que analisamos também reflectiram sobre variantes relacionadas com a idade ou género dos jovens e a forma como esses factores influem no desenvolvimento dos processos de construção e interacção.
Foi ainda possível através desta actividade compreender alguns aspectos interessantes potenciados pelos novos media que permitem uma exploração diferente dos processos identitários e novas formas de expressão. Compreender que os blogs ou páginas pessoais funcionam como uma espécie de diário, nos quais apesar dos adolescentes terem a possibilidade de se apresentar de uma forma ficcional, sob o manto de múltiplas e diversas faces perante os outros, preferiram manifestar-se tal como são na realidade, representado os blogs uma extensão do seu mundo real. Nesse sentido, os blogs funcionam como autênticos repositórios de informação pessoal, onde os adolescentes partilham as suas relações afectivas, traços de personalidade, opiniões, dados pessoais, etc., estimulando o acesso e troca de inúmeras formas de contacto entre diferentes utilizadores.
A linguagem utilizada com o uso intensivo de ecomotions e smileys que permitem exprimir sentimentos e emoções, adaptando uma aplicação mais gráfica ou textual consoante a complexidade do que pretendem transmitir. Compreender que esses recursos são utilizados para preencher algum do vazio da comunicação on-line, reflexo da inexistência do contacto facial ou a utilização de movimentos corporais que em situação de interacção analógica são utilizados para expressar pensamentos e emoções, permitindo acentuar ou enfatizar determinado tom ou significado e estabelecer o humor ou determinada impressão que o autor pretende transmitir.
Descobrir que os blogs funcionam como espaço de identidade e identificação sexual/afectiva e reflectem uma maturação dessa mesma identidade similar à que os adolescentes vivem na sua vida real. Funcionam também como uma excelente ferramenta para determinados grupos exporem sentimentos ou identidades sexuais que no exterior são alvo de reprovação.
A descoberta através da análise do tipo de linguagem e interacção social protagonizadas por rapazes ou raparigas reflecte, pelo menos na blogesfera, uma alteração dos padrões anteriormente considerados, prevendo uma progressiva alteração dos comportamentos socialmente preestabelecidos. Neste caso uma significativa alteração nos padrões de linguagem por parte de adolescentes femininas que, pela flexibilidade e liberdade dos meios digitais, demonstra a inexistência de uma divisão clara na forma de expressão e socialização face aos adolescentes rapazes.
Todos estes conhecimentos que retirei desta actividade fora elementos importantes para compreender a importância dos media digitais na vida dos adolescentes.
Outra das questões bastante debatida foi a segurança. Sendo esta turma constituída na sua grande maioria por professores e num grande nº de casos por pais, era natural que esse assunto fosse abordado. É naturalmente um assunto polémico e sujeito a discussão. Como foi referindo ao longo das discussões neste fórum, a perigosidade dos novos meios de socialização e construção de personalidade estão intimamente ligados com a capacidade da sociedade conseguir passar a mensagem aos mais jovens no sentido de os alertar para esses perigos e os ajudar a encontrar as suas enormes potencialidades.

Pedro Coelho do Amaral

Bibliografia

Recursos de Aprendizagem:
Huffaker, D.; Calvert, S. (2008). Gender, Identity and Language Use in Teenage Blogs. In Journal of Computater-Mediated Comunication, 10 (2), article 1.
Schmitt, K.; Dayanim, S.; & Matthias, S. (2008). Personal Homepage Construction as an Expression of Social Development. In Development Psychology, 44 (2), 496-506.
Recurso Complementar
Schoen-Ferreira, T.; Aznar-Faria, M.; Silvares, E. (2003). A construção da identidade em adolescentes: Um estudo exploratório. In Estudos de Psicologia, 8 (1), 107-115.

http://www.pewinternet.org/~/media/Files/Reports/2005/PIP_Teens_Content_Creation.pdf.pdf
http://www.pewinternet.org/Media-Mentions/2005/Teens-Dont-Blog-With-Strangers.aspx
http://www.boston.com/lifestyle/articles/2008/04/05/dear_blog/
http://www.pewinternet.org/Reports/2008/Writing-Technology-and-Teens.aspx

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