quinta-feira, 25 de junho de 2009

Comentário/Reflexão_Análise da Identidade em Sites Sociais

Grelha de Análise de Sites Sociais de Jovens

Objectivo: Identificar as marcas identitárias da adolescência em sites sociais de jovens.

Competências: Construção de uma grelha de análise de marcas identitárias em sites sociais de jovens. Análise de um site social de jovens, tendo por base a grelha construída.

Comentário

Esta actividade representa o culminar de um processo de construção e solidificação de conhecimentos que foi sendo desenvolvido ao longo desta unidade curricular. Após o desenrolar das actividades anteriores tornou-se possível adquirir as competências que nos permitiram, de uma forma prática, objectiva e fundamentada, desenvolver um estudo que permitisse identificar marcas identitárias da adolescência nos novos meios digitais, em particular em sites sociais.
Como proposta de trabalho foi-nos pedido que construíssemos uma grelha de análise de sites pessoais, partindo de uma das diferentes redes sociais existentes. O objectivo como consta na proposta seria o de elaborar uma grelha que permitisse desenvolver um instrumento de análise sistematizado e que posteriormente permitisse identificar e reflectir sobre as marcas identitárias da adolescência. A nossa escolha, devidamente fundamentada no documento que suporta o trabalho do grupo Reaage, recaiu sobre o Hi5. Mais do que reflectir sobre as conclusões a que chegamos após essa análise, pois penso que as sínteses que apresento reflectem de uma forma bastante completa essas conclusões, importa esclarecer que muita da informação recolhida foi de encontro aquilo que havia sido discutido ao longo das restantes actividades.
Relativamente ao trabalho de grupo desenvolvido tudo correu, mais uma vez, da melhor forma possível, tendo todos os elementos contribuído para o desenvolvimento do trabalho.

Pedro Coelho do Amaral

Reflexão

Numa perspectiva cronológica fase à progressão da nossa aprendizagem nesta unidade curricular, podemos estabelecer um conjunto de conclusões que encontram pontos de encontro com o que foi sendo estudado. Essas conclusões permitem chegar à conclusão que os novos meios digitais funcionam como uma ferramenta, um meio de socialização e construção da identidade e por isso reflectem um conjunto de marcas identitárias e que se torna necessário desenvolver mais estudos para se compreender como os jovens se socializam. Aliás estas análises confirmam questões fundamentais sobre o papel das redes sociais enquanto espaços públicos de interacção e socialização. Fóruns de criação de regras e normas sociais, nos quais os adolescentes tentam definir a sua identidade, testar as suas capacidades e defender os seus pontos de vista, desbravando caminho na procura do seu papel na sociedade adulta que anseiam almejar. Como através da experimentação e da necessária validação perante os outros, como tantas vezes referimos ao longo desta disciplina. As redes sociais ou SNS (Social Network Sites) vêm atraindo progressivamente milhões de utilizadores, em especial os adolescentes pois possuem, de uma forma geral, um conjunto de pressupostos que facilitam e exponenciam o processo de comunicação e socialização. Essa redes permitem que o adolescente construa o seu próprio perfil, seja este público ou semi-público no qual plasma a sua identidade, ou como refere (Sundén, 2003, p. 3) no qual "type oneself into being". Algumas possíveis conclusões:
» Os resultados permitem concluir que os jovens analisados inserem-se na categoria dos nativos digitais, não só porque pertencem a essa faixa etária, mas fundamentalmente porque apresentam características que demonstram que a sua forma de comunicar, socializar, criar, etc, são compatíveis, até certo ponto, com a analogia de Prensky.
» Pela análise dos comentários e reflexões que surgiram após a publicação das respectivas análises, torna-se perceptível que alguns "emigrantes digitais" da turma apresentam uma visão bastante negativa do comportamento e atitudes dos jovens nativos, assumindo frontalmente o tal fosso geracional e uma certa incapacidade em compreender alguns desses comportamentos.
» Os resultados das diferentes grelhas permitiram também concluir que efectivamente os adolescentes atravessam durante a adolescência um processo de construção da sua identidade e que as redes sociais são verdadeiramente um meio onde constroem a sua personalidade, onde se apresentam perante os outros (erickson) em novos espaço de socialização. Os adolescentes utilizam estes recursos como uma espécie de diário onde expressam o se eu. Nota-se claramente a necessidade de demonstrar competências técnicas e sociais que são representadas pela forma como os conteúdos são apresentados. A confirmação de que, de um modo geral, existem diferenças entre sexos seja na linguagem, na forma de apresentação gráfica e tecnológica dos sites, na maneira como se mostram através de fotografias, etc.
» A existência de um linguagem especifica ou netspeak que com algumas variações é transversal nos diferentes sites analisados
Para terminar esta reflexão convêm referir uma vez mais a questão da segurança como uma questão transversal ao longo deste percurso. Como refiro nas minhas reflexões torna-se necessário um acompanhamento das actividades on-line dos nossos jovens e uma nova atitude pedagógica não só das famílias como das escolas e a da sociedade de uma forma geral.

Pedro Coelho do Amaral

Bibliografia:
Os recrsos disponibilizados nos Temas 2 e 3.

BOYD, d. m., & ELLISON, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), article 11. http://jcmc.indiana.edu/vol13/issue1/boyd.ellison.html Huffaker, D. A., and Calvert, S. L. (2005).

Gender, identity, and language use in teenage blogs. Journal of Computer-Mediated Communication, 10(2), article 1. http://jcmc.indiana.edu/vol10/issue2/huffaker.html Recuero, Raquel (2008) Um estudo do capital social gerado a partir de Redes Sociais no Orkut e nos Weblogs Revista FAMECOS Porto Alegre nº 28 dezembro 2005 quadrimestral


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